Última semana do Comida di Buteco

Até 05 de maio acontece o Concurso Comida di Buteco. Em Brasília, são 22 bares participantes. Ainda dá tempo de botecar!

Não botecou ainda? Fique tranquilo, ainda dá tempo! O concurso Comida di Buteco, que elege o melhor bar do Brasil e comemora 20 anos em 2019, vai até domingo, dia 05 de maio. São duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso, que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, sendo realizado em 21 cidades e elegendo o melhor buteco do país. A grande novidade desta edição é que todos os petiscos, no brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20 em comemoração aos 20 anos do Concurso.

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente, na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de abril como mês do buteco no Brasil. E assim, valorizar e dar importância de calendário a esse ícone da sociabilidade brasileira: o buteco.

Distrito Federal:

O Comida di Buteco está em sua quinta edição no DF. Neste ano, são 22 bares participantes, sendo dez estreantes. A ideia é privilegiar não somente os bares do plano piloto, mas também das demais regiões administrativas. São três de Sobradinho, quatro de Taguatinga, um de Águas Claras, três do Guará, um do Núcleo Bandeirante, um do Cruzeiro Novo, seis da Asa Norte e três da Asa Sul.

Confira os participantes do DF e seus petiscos:

Adega da Cachaça

Taguatinga

Bolinho do Sertão – Bolinho de Abóbora com Carne Seca
Amigão

Asa Sul

Barriga do Japonês – Panceta de porco frita, com cremoso (purê) de batata e acompanha molho de limão.
Armazém do Silveira

Asa Norte

Vim Ti Vê – 20 mini porpetas de angus recheada com pimenta biquinho, decoradas com cone de massa caseira.
Bar dos Cunhados

Asa Norte

Sansuíno Top 20 – 2 mini sanduíches de lombo suíno desfiado, bacon, queijo muçarela, lasca de tomate, cebola e pasta/molho especial
Ceará Carne de Sol

Guará I

Mistura suína  – picanha suína, linguiça e costelinha defumada, macaxeira frita  e molho da casa.
Churrasquinho do Dimi

Sobradinho

Jantinha do Dimi – Espetinho de alcatra na brasa, servido com vinagrete e mandioca cozida
Destilaria Bar

Taguatinga

Bolinho Destilado com molho na kenga – Bolinho de massa caseira, recheado com carne de sol e queijo, servido com molho de abóbora picante.
Dikantu Bar

Asa Norte

Vem que te conto – Ragu de pescoço de Peru com tempero mediterrâneo, servido com pão de alho caseiro assado no forno
Empório da Cachaça

Asa Sul

Rabada Aconchegada – Bolinho de rabada servido com geleia de pimenta com maçã
Faisão Dourado

Asa Sul

Filezinho Dourado – mini pão recheado com iscas de file mignon ao queijo muçarela e alho misturado
GamBAR

Asa Norte

“VemKaftarComigo” – Kafta de carne suína com recheio de ora pro nobis, regada com redução de manga e quirela de amendoim. Acompanhada de pamonha da casa
Goodfelas Cinebar

Taguatinga

Claquete da Diretoria – Croquete de carne com cerveja, empanado nas farinhas panko e pipoca. Acompanhado de maionese de limão siciliano e creme de cheddar.
Matulla Prosa e Petisco

Sobradinho

Palitinho de porco – Massa crocante recheada com carne de porco cozida lentamente acompanhado de chutney de abacaxi picante.
Mercado 301

Águas Claras

Picolé Crocante – Picolé crocante de cupim empanado na farinha panko, aioli de alho poró e redução de goiabada cascão, acompanhado de farofa de maçã verde e castanha de caju.
Quiosque da Jô

Guará II

Trem Baum Uai – pasteis de angu de milho, com recheio de carne moída com tempero mineiro. Acompanhado de molho da casa.
Quiosque do Nem

Guará I

Casadinha de Filé de Sardinhas – Casadinha de File de Sardinhas marinado no limão com sal, pimenta do reino e servido com molho de limão com ervas
Restaurante e bar Pardim

Asa Norte

Gaguim – Sanduíche de pernil desfiado
Shot Rock Bar

Taguatinga

Medalha de Buteco – Medalhão de carne bovina com pepperoni, acompanhado de batata rústica saltê e molho especial de cerveja preta
Tiborna Bar e Comedoria

Asa Norte

Triborna – Massa de pastel recheada com: escabeche de sardinha; Calabresa com queijo; Pernil desfiado com molho de jaboticaba
Toca do Peixe

Núcleo Bandeirante

Jangada da Toca – Costelinha de Tambaqui, Filé De Tilápia (isca) e Peruá servido com molho da casa
Universidade da Cerveja

Cruzeiro Novo

Professor Croc – Pastel aberto com escondidinho de carne seca descontruído, com cebola caseira empanada
Villas Gerais Bar e Cozinha

Sobradinho

Peito Mineiro – Peito bovino com mandioca crocante e purê de abóbora

 

A mecânica

Na primeira etapa, em cada uma das cidades,  os  butecos  pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2019. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando  quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e, dos jurados, 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o melhor buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Buteco com “u”, o perfil dos participantes:

 

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “espontâneos”:  estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou  franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Têm a identidade de seu proprietário e, na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um negócio de impacto, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem, que começa no buteco, que não paga para participar, tem a indústria como a grande  financiadora (patrocinadores),   envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco – gera empregos, paga impostos, muitas vezes se legaliza , envolve  parceiros, imprensa e público do Brasil inteiro.

O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido. “Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor”, declara Paulo Solmucci – Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Resultados dos 20 anos:

o   21 cidades de Norte a Sul do País

o   5.163  mil butecos

o   4.868 milhôes de votos

o   3.534 milhôes de petiscos vendidos

o   41.796 mil empregos gerados

o   80 milhões de pessoas impactadas

o   500.892 milhões em mídia espontânea

 

Patrocinadores 2019

 

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar, nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

 

Empresas patrocinadoras em Brasília:

 

Cerveja oficial: Brahma Extra

Apresentador: Perdigão

Patrocinadores: Coca Cola; Batata McCain;

Banco Oficial: Santander / GetNet

Apoiadores: Reserva 51; Chandon; Trident; Dickies; SEBRAE DF; Abrasel; Hplus Hotelaria; Jornal Metro; Rádio Globo; Secretaria de Esporte Lazer e Turismo e Zoom Imagem.

Promoção: Globo

 

Serviço:

Comida di Buteco 2019

Data: de 05 de abril a 12 de maio

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

Twitter: @_comidadibuteco

Site: comidadibuteco.com.br

Baixe o app ComidadiButeco