“Sangue novo” do Lagoa, Caraíva (BA)

Lagoa.rio.2
Vista do rio – Caraiva-BA

Caraiva é feita de encanto e encontros, transformando-se constantemente pela atração que exerce em quem a visita, decide ficar e criar laços.

Encontro de rio e mar
Encontro de rio e mar

Aconteceu assim com os jovens chefs de cozinha, Guto Cavanha (23) e John Calderon (26), arrebatados por Caraiva,  depararam-se com o Lagoa, um restaurante antigo e consolidado, localizado nesse vilajeiro ao Sul da Bahia e lá estava David Coacci (31), mestre cervejeiro, filho dos propritários do Lagoa.

Lagoa.guto.john.2
John Calderon e Guto Cavanha

Esse trio está mexendo com os sentindos dos visitantes do Lagoa, estão reunindo  juventude, inovação e competência na criação de um Menu harmonizado com cervejas artesanais. Ambos projetos são sutentaveis, aproveitando o que Caraiva oferece em abundância o ano todo e sazonalmente.

David Coacci passou sua infância em Caraíva, aos 17 partiu para a Austrália, depois Itália onde se graduou em biologia, depois Londres e de volta ao Brasil,  resolveu aplicar seus conhecimentos e produzir cerveja artesanal, a Boitata!  Cerveja Artesanal competente pode ser feita em qualquer lugar do mundo, necessitam-se ciência, know-how e  excelentes ingredientes.

Lagoa.Davi
Davi Coachi e sua cerveja Boitata

“Trabalho com o lúpulo alemão – Hallertauer Mittelfrüh (Galera! o lúpulo tem dois grupos: aroma e amargor), malte da Argentina e da Alemanha, nutrientes da Eslováquia, fermento Belga, água mineral, melado na correção e durante a maturação, faço a infusão de produtos locais: Capim Santo, Coentro, Água de coco, Gengibre, Cacau ou Sassafrás ” conta David Coacci

Conhecem  Sassafrás? trata-se de um tipo de madeira regional, muito aromática, lembra anis, noz moscada, cardamomo, muitas especiarias reunidas, além de saborizar, dá corpo à cerveja. Para se ter ideia da potência da sassafrás são utilizadas apenas 150 gramas de madeira para 100 litros de cerveja.

Era uma vez, três cabras da pestes de São Paulo, Guto Cavanha, Jonh Calderon e Igor que reunidos resolveram  lançar-se Brasil a fora buscando pesquisar  nossa cultura gastronômica, seus ingredientes e legitimidade.

Guto Cavanha começou muito cedo ( ele tem 23 anos atualmente, consegue imaginar a idade que estreou nas panelas?) no restaurante do tio como comim, garçom, ajudante de cozinha, graduou-se em gastronomia pela formado na Hotec. Em 2013, iniciou sua jornada de trabalho e pesquisa por Tiradentes -MG, chegando em Caraiva-BA em 2016, logo em seguinda, convida os outros dois ‘cabras da peste’ para compor sua equipe, John Calderon aceitou o convite, Igor, não.

Guto Cavanha e John  Calderon são modestos, nem se apresentam como chefs (… são como os tigres que não conhecem sua força) mas não enganam paladares exigentes.  Rapidamente, detecta-se a genialidade de ambos, inicia-se pela apresentação dos pratos, simplesmente, lindos de se ver, em seguinda, o aroma, a combinação de texturas e sabores. Um show !

Menu degustação
Menu degustação
massa fresca
massa fresca

O Cardápio atual do Lagoa é algo novo, com pouquissimas exceções que já eram prata da Casa, como o parmegiana, tudo foi criado, testado e implantado por esses rapazes brilhantes que ao cria-lo pensaram nos produtos da região, qualidade da matéria-prima e o custo benefício dos mesmos.

” O Lagoa está situado na parte baixa de Caraiva, parte irrigada, as águas de chuva correm para cá, perfeito para se ter uma horta, estamos investindo na já existente. Com relação às carnes, usamos as que são ofertadas com facilidade como o corte bovino cupim. Exite um oferta incrível de frutas aqui: cajú, acerola, abacaxi, cajá, goiaba, maracujá, mangaba, manga, cacau e graviola, as usamos na cozinha assim como são usadas nos sucos do resturante. Deixamos para o Menu do Dia – sugestão do chef,  ofertas eventuais que surgem como camarão GG, ossobuco etc” comenta Guto Cavanha

Se estiver pelo Sul da Bahia e não conhece o Lagoa, vale a pena passar por lá se já conhece, retorne. O Lagoa está num momento ‘startup’ total, confira abaixo parte de apaixonante new Menu:

Lagoa.cupim
Cupim braseado

Cupim Braseado – contraste do purê, macio e doce, com textura crocante e picante do rabanete, vagem ao dente e a  carne macia, desfiando, em molho rôti, um deslumbre! Essa carne passa por 12 horas de cozimento .

Lagoa. polvo
Polvo grelhado

Polvo grelhado – cozinha da vovó? comfort food? não interessa o nome dado a esse estilo de culinária, importa o ponto delicado e leve dado ao polvo, elegante,  contrastando com a acidez do purê de limão, colhada fresca e a doçura da beterraba assada. Supremo!

Sorvete de beterraba
Sorvete de beterraba

Sorvete de Beterraba, suco de couve e laranja e crocante de gengibre, como alguém pensou nisso? Oh my God! perfume, cores, picância, açúcares, tudo junto!  que escândalo!

Informações:

Restaurante Lagoa – Rua da Lagoa, 1900, Caraiva -BA , cep: 45819-000 – Fone(73) 99985-6862