8ª Grande Prova Vinhos do Brasil tem júri definido

Certame prepara o grande momento da degustação às cegas, entre os dias 03 e 06 de junho, e que contará com 28 renomados profissionais

O prazo de envio de amostras pelas vinícolas para a 8ª Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) foi encerrado no dia 20 de maio e agora os trabalhos estão concentrados na catalogação dos vinhos em suas categorias para a degustação às cegas que acontecerá entre os dias 03 e 06 de junho, no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Nesta edição, o evento contará com um time de 28 renomados especialistas, o que garantirá total credibilidade aos resultados. A 8ª GPVB contará com a presença de três diplomados pelo WSET, o atual presidente e quatro ex-presidentes da ABS Rio de Janeiro, o fundador da ABS Sommelier, premiados sommeliers e de restaurantes de referência no Rio de Janeiro, consultores e professores de instituições, professores do WST e jornalistas especializados no mundo do vinho. “Estamos orgulhosos com o time que reunimos para essa 8ª degustação. Serão quatro dias de intensas experiências ao lado de profissionais que são referência no segmento, como é o caso de Danio Braga, chef, sommelier e fundador da ABS Brasil, um ícone na alta gastronomia brasileira e mundial”, enfatiza Sérgio Queiroz, diretor do Grupo BACO e que também integra o corpo de jurados.

Marcelo Copello, jornalista, diretor do Grupo BACO Multimídia e presidente do júri da GPVB, se diz surpreso com os resultados até o momento, inclusive com as categorias que são dinâmicas em função do número de vinhos que chegaram. “Já sabemos que este ano teremos novidades entre as categorias”, comemora.

Copello, inclusive, antes mesmo da 8ª GPVB estará na Bélgica, onde receberá o prêmio Born Digital Wine Awards (BDWA), criado em 2011 e o único concurso internacional que premia conteúdo online de vinho em múltiplos idiomas. “É com imensa alegria que me torno o primeiro lusófono e primeiro latino-americano a receber tal reconhecimento”, ressalta. O prêmio foi conquistado pela matéria intitulada ‘Sustentabilidade no Vinho, o planeta agradece.’

Novidades

Além da expectativa do que será apresentado durante as degustações, até o momento, a organização da GPVB tem muitos motivos para comemorar. Além de essa ser a primeira vez que a categoria Bag-in-Box (BIB) integra o certame, o júri terá a possibilidade de degustar vinhos de uma das três melhores safras registradas na história da nova vitivinicultura brasileira.

Premiação

Nesta 8ª GPVB, a divulgação dos resultados será realizada de forma inédita por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais no dia 17 de junho, às 18h, com a presença de um grupo de críticos e especialistas. Os participantes e interessados em conhecer os grandes campeões e destaques deste ano poderão acompanhar a anúncio ao vivo pelas redes sociais do Grupo Baco (https://www.facebook.com/grupobacomultimidia e @grupobacomultimidia).

O GPVB 2019 conta com o apoio institucional das seguintes entidades: Ibravin, SindiVinho, Aprovale, Vinhos de Altatitude (SC), Vinhovasf, Agavi, Apromontes, Vinhos da Campanha, ABS-RJ e Hotel Vila Galé.

 

Júri 8ª GPVB

  1. Alexsander de Oliveira, sommerlier chefe do Grupo Claude Troisgros

2 . Beto Duarte – jornalista e diretor de documentários

3 . Bruno Vianna, presidente SBSomm, e Dip WSET

4 . Celio Alzer, professor da ABS-Rio

5 . Danio Braga, chef e sommelier, fundador da ABS Brasil

6 . Deise Novakoski, jornalista e consultora em vinhos

7 . Ed Arruda, sommelier chefe do Copacabana Palace

8 . Eder Heck, gerente e sommelier do restaurante Mr Lam

  1. Fernando Lima, blogueiro e diretor da ABS-Rio
  2. Gilvan Passos, consultor e autor de livros e DVDs sobre vinho
  3. Homero Sodré, consultor de vinhos
  4. Jéssica Marinzeck, sommelier, Dip Wset
  5. João Pedro Lamonica, sommelier campeão do RWFF 2013
  6. Jocelyn Sodré, professora de vinhos da Universidade Estácio de Sá
  7. Joseph Morgan Jr., presidente da ABS-Rio
  8. Luiz Nunes, diretos da ABS-Rio
  9. Marcelo Copello, presidente do júri, Grupo BACO Multimídia
  10. Marcelo dos Santos, sommelier do Mr Lam
  11. Marcelo Rebouças, proprietário da Cave Nacional
  12. Maria Helena Tahuata, vice-presidente da ABS-Rio
  13. Rafael Puyau, embaixador Enocultura RJ
  14. Raphael Zanon, sommelier chefe do restaurante Satyricon
  15. Ricardo Farias, diretor da ABS-Rio
  16. Rodrigo Machado, Dip Wset e colunista de vinhos na Band News FM/ RS
  17. Rodrigo Moura, sommelier e diretor de profissionais da ABS Rio
  18. Sérgio Queiroz, Grupo BACO Multimídia
  19. Vinícius Queiroz Galvão – jornalista e sub-editor da Revista BACO/ Anuário Vinhos do Brasil
  20. Wandyr Hagge, enólogo e Dip Wset

Sobre o Grupo BACO

O Grupo BACO, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há seis anos na cidade do Rio de Janeiro.